Robério Negreiros propõe campanha permanente de combate ao capacitismo no DF



O deputado distrital Robério Negreiros protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei nº 1732/2025, que propõe a criação de uma campanha permanente de conscientização e combate ao capacitismo em todo o DF.



O objetivo da proposta é promover o respeito, a inclusão e a igualdade, por meio da educação e da informação, alertando a população sobre o capacitismo — uma forma de preconceito que ocorre quando pessoas com deficiência são vistas como “menos capazes” ou “inferiores”.



“Com a proposta, buscamos promover a inclusão e o respeito, permitindo que a sociedade compreenda as diversas formas do capacitismo, que ocorrem muitas vezes de maneira sutil, naturalizada e disfarçada de ‘elogio’ ou ‘ajuda’”, explicou o parlamentar.



A campanha proposta pelo projeto de lei pretende atuar em escolas, órgãos públicos, eventos e meios de comunicação, incentivando o debate e ações educativas que ajudem a desconstruir estigmas e garantir os direitos das pessoas com deficiência.



Robério lembra ainda que o capacitismo é crime no Brasil, conforme prevê a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). “Ainda assim, é um tema que precisa ser pauta constante de reflexão e mudança na população”, afirmou.



Com a iniciativa, o deputado reforça o compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária, em que todas as pessoas tenham seus direitos respeitados, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais.







https://jornalismodigitaldf.com.br/roberio-negreiros-propoe-campanha-permanente-de-combate-ao-capacitismo-no-df/?fsp_sid=150072
Robério Negreiros propõe campanha permanente de combate ao capacitismo no DF Robério Negreiros propõe campanha permanente de combate ao capacitismo no DF Reviewed by SANTOS CAMPOS on maio 22, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:



RANDOM / BY LABEL (Style 1)

label: 'random', num: 6, showComment: true, showLabel: true, showSnippet: true, showTime: true, showText: 'Show All'
Tecnologia do Blogger.